413232 0120

Reconstrução mamária pós-câncer

Após passar por uma mastectomia (cirurgia de remoção total ou parcial da mama), um dos tratamentos cirúrgicos do câncer de mama, é possível realizar a cirurgia plástica para reconstrução da mama, que se utiliza de técnicas para restaurar levando em conta a aparência, o tamanho e o formato da mama.

Em casos em que existe remoção de apenas uma mama, somente esta pode passar pela cirurgia de reconstrução. Para manter a simetria entre ambas as mamas, pode ser aconselhável uma cirurgia para aumento ou redução da mama oposta. 

O procedimento de reconstrução mamária pode mudar a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida de uma mulher que passou pela mastectomia para tratamento do câncer. 

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou sedação intravenosa, de acordo com avaliação médica individual. Existem várias técnicas para reconstrução da mama, dependendo fundamentalmente da quantidade e do local onde o tecido foi removido.

A cirurgia de reconstrução mamária pode ser feita utilizando-se de técnicas que utilizam retalhos com músculo, gordura e pele de outras regiões do corpo da própria paciente. Este retalho pode reconstruir a mama ou somente fornecer a quantidade necessária para cobrir e sustentar o implante mamário.

Outra técnica é com expansão do tecido através da implantação de próteses expansoras. Este é um processo mais demorado e que necessita de um segundo procedimento cirúrgico para substituição do expansor após alcançar os resultados desejados.

Para finalizar a reconstrução da mama são utilizados enxertos e outros técnicas para reconstruir o mamilo e a aréola. 

Durante o período pós-operatório é necessário utilizar bandagem elástica ou sutiã cirúrgico para minimizar o inchaço e sustentar a mama. Além disso, é necessário seguir as demais recomendações médicas para garantir os melhores resultados do procedimento cirúrgico.

Gostaria de saber mais sobre esta cirurgia plástica? Entre em contato, agende uma consulta com o Dr. Maurício e tire todas as suas dúvidas!