A cirurgia de lipoaspiração remove o excesso de depósitos de gordura, remodelando áreas específicas, melhorando contornos e proporção do corpo. Este procedimento cirúrgico pode ser realizado em várias partes do corpo: nas coxas, braços, pescoço, costas, cintura, peito, bochechas, parte medial do joelho, queixo, tornozelos e pernas.
A cirurgia é indicada para pacientes que possuem excessos de gordura em algumas áreas corporais específicas, as chamadas gorduras localizadas. É importante salientar que a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade e não substitui a prática de atividades físicas e bons hábitos alimentares.
O procedimento cirúrgico pode ser realizado com anestesia geral, peridural ou local associada à sedação intravenosa, dependendo da indicação médica para cada caso. As incisões são pequenas e quase imperceptíveis. Durante a cirurgia uma solução líquida estéril é utilizada para reduzir o sangramento, na sequência é inserida uma cânula para soltar o excesso de gordura. Esta gordura deslocada será aspirada para fora do corpo. Os resultados são visíveis quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem.
Durante o período de recuperação é necessário utilizar cinta de compressão e seguir as demais recomendações médicas para então garantir os melhores resultados da cirurgia de lipoaspiração. O resultado definitivo da lipoaspiração pode ser observado, normalmente, cerca de seis meses após a realização da cirurgia plástica.
A cirurgia de lipoaspiração possui poucos riscos, mas é de extrema importância que o seu cirurgião plástico seja qualificado para realizar o procedimento com segurança. Lembre-se de verificar se o seu cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, procure conhecer seu currículo e indicações. Todo cuidado é necessário para garantir a sua segurança e bem-estar.
Para garantir melhores resultados, a lipoaspiração pode ser realizada com associação de outras cirurgias, como abdominoplastia, lifting de coxas e cirurgias de mama em geral.
Você tem interesse em realizar a cirurgia de lipoaspiração em alguma região do corpo? Agende uma consulta para verificar se o procedimento cirúrgico é indicado para o seu caso!
Pacientes que podem fazer a lipoaspiração:
1. Paciente com boa elasticidade na pele, sem flacidez excessiva;
2. Gordura localizada, ou seja, depósitos de gordura que não desaparecem com dieta e exercícios físicos adequados;
3. Paciente que não esteja excessivamente acima do peso;
4. Pacientes que não desejam gestação em curto espaço de tempo;
5. Pacientes que tenham expectativas realistas sobre a lipoaspiração, ou seja, que não esperam melhora de áreas com flacidez ou celulites e que compreendam que lipoaspiração não é um método de emagrecimento e sim de melhora do contorno corporal.
Prós e Contras da Lipoaspiração:
Prós:
1. O corpo terá um contorno mais atraente;
2. A cirurgia será realizada com incisões mínimas, quase imperceptíveis, em lugares preferencialmente escondidos;
3. Recuperação rápida e riscos cirúrgicos menores que cirurgias com incisões maiores.
Contras:
1. Os resultados podem ser afetados pelo ganho de peso, gestação e avanço da idade;
2. Lipoaspiração não melhora aspecto da celulite;
3. A lipoaspiração não é indicada para melhorar flacidez de pele.