A abdominoplastia é o procedimento em que é retirado o excesso de gordura e de pele, restaurando os músculos enfraquecidos ou separados, deixando o perfil do abdômen suavizado e tonificado.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou anestesia peridural associada à sedação intravenosa, dependendo da recomendação médica de acordo com a melhor opção para cada paciente.
O procedimento cirúrgico é realizado com uma incisão horizontal na área entre a linha do púbis e umbigo. Através desta incisão é removido o excesso de gordura, tecidos e pele, e os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados.
A cirurgia de abdômen tem como objetivo um contorno abdominal mais suave e tonificado. É necessário um período de tempo até que os resultados finais sejam observados.
Após realizada a abdominoplastia, o médico cirurgião vai recomendar os cuidados pós-operatórios, sendo necessária a utilização da cinta de compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen durante a cicatrização. Em alguns casos também é necessário utilizar um dreno sob a pele para drenar excessos de sangue e fluído que possam acumular.
A cicatriz, embora não seja pequena, é bastante discreta e fica escondida sob o biquíni. O tempo de recuperação é de aproximadamente 20 dias para retorno às atividades do dia a dia, dependendo de cada caso, período em que é necessário evitar qualquer tipo de esforço.
A cirurgia plástica pode ser realizada em homens e mulheres, sendo indicada eventualmente para pessoas que perderam grandes quantidades de peso, como pacientes pós-bariátricos ou que adquiriram flacidez abdominal após gestações.
O abdômen deve ser analisado em um contexto mais amplo para garantir maior harmonia e proporcionalidade ao contorno corporal.
Em alguns casos, para otimizar os resultados, a cirurgia de abdominoplastia é realizada com associação de uma lipoaspiração para retirada da gordura localizada. Agende uma consulta para verificar se a cirurgia de abdominoplastia é indicada para o seu caso.
Prós e contras da abdominoplastia:
Prós:
1. Abdômen com uma forma mais plana;
2. Melhora do contorno corporal;
3. Aparência mais jovem.
Contras:
1. Após o procedimento, a cicatriz no abdômen inferior ficará escondida abaixo do biquíni e roupas íntimas;
2. Uma eventual nova gestação influenciará os resultados finais;
3. Ganho exagerado de peso poderá influenciar de forma negativa os resultados finais da cirurgia.
Procedimento:
1. Uma incisão é realizado no abdômen inferior;
2. São realizados pontos de aproximação dos músculos reto abdominais, diminuindo o abaulamento anterior do abdômen quando relaxado e trazendo tecido para a região;
3. A pele abdominal localizada abaixo de umbigo será ressecada;
4. A pele localizada acima do umbigo será esticada corrigindo a flacidez e deixando o abdômen plano;
5. Será exteriorizado o umbigo fixando na musculatura abdominal para conferir aspecto natural;
6. O paciente fica com as pernas dobradas e o tronco inclinado para frente para retirar a tensão da incisão na região da cicatriz.